Inverno na Irlanda

Inverno Dublin, Irlanda – 2018 – Fonte: Acervo Pessoal

Pra quem está acostumado com as altas temperaturas do Brasil, o inverno na Europa pode ser um pouco difícil. Essa semana, o Met Eireann, serviço meteorológico da Irlanda, anunciou que teremos baixas temperaturas além do normal, podendo atingir até 7 graus negativos. Para quem nunca viu neve na vida, talvez essa seja uma ótima oportunidade para contemplar esse lindo fenômeno da natureza.

Durante o inverno da Irlanda as temperaturas podem ficar entre 4 e 6 graus, podendo ocorrer temperaturas abaixo de zero ocasionalmente, e neve não é assim tão comum. Porém, para o início de 2021 os meteorologistas estão prevendo que acontecerá um fenômeno que trará temperaturas baixíssimas e neve ou geada para a Irlanda.

O recorde de baixas temperaturas mais recente na Irlanda foi registrado no Condado de Kildare em 02 de janeiro de 1979 e atingiu 18.8 graus negativos. Antes disso a menor temperatura era de 19 graus negativos registrado em Sligo em 1881.

Inverno Limerick, Irlanda – 2019 – Fonte: Acervo Pessoal

Grande Tempestade de Neve na Irlanda em 2010 e 2018

Em novembro e dezembro de 2010 a Big Freeze trouxe temperaturas baixíssimas como 17 graus negativos no Condado de Mayo. Houve grande acumulação de neve por todo o país chegando a atingir 10cm a 25cm de altura.

Traffic cones stand in the Grand Canal in Dublin, the surface of which had frozen over in parts. – Fonte: https://www.dailyedge.ie/snow-ireland-2010-1813944-Dec2014/
A tunnel of snow covered trees on a secondary road at Hillborough, outside Newbridge in County Kildare – Fonte: https://www.dailyedge.ie/snow-ireland-2010-1813944-Dec2014/

A tempestade de neve em fevereiro/março de 2018 foi ainda pior, foi uma combinação das tempestades Besta do Leste e tempestade Emma. A acumulação de neve pelo país atingiu 30cm a 60cm de altura. Aeroporto de Dublin fechou para voos e as linhas aéreas Ryanair e Aer Lingus cancelaram todos os voos por medida de segurança.

Dublin – Fonte: https://www.irishmirror.ie/news/irish-news/irish-weather-nationwide-status-yellow-12212753

Dicas Para Se Aquecer no Inverno da Irlanda

Leggings com pelinho – As mais famosas são as vendidas na Penneys e são essenciais pro inverno. Por dentro tem um material tipo pelúcia, tem em várias cores, da pra usar ela sozinha ou por baixo da calça.

Bebida quentes – Chocolate quente, café e chá são ótimas opções pra aquecer o corpo. Não gosto de incentivar o consumo de álcool, porém, por experiência própria, uma taça de vinho me ajuda bastante a ter a sensação de que estou mais aquecida.

Aquecedor Portátil – Se você é da turma dos friorentos igual a mim, talvez seja interessante adquirir um o aquecedor portátil para ficar bem pertinho de você.

Cobertor Elétrico – Ter um cobertor elétrico no inverno eh necessidade básica. Voce liga uns minutos antes de dormir pra aquecer a cama.

Bolsa de Água Quente – Objeto antigo utilizado pelas vovós que é muito útil pra colocar debaixo das cobertas. Eu coloco na cama debaixo do edredom uns 20 minutos antes de ir pra cama. Quando vou dormir a cama esta quentinha, mas deixo a noite toda no meu pé.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s